Cork é a segunda maior cidade da República da Irlanda, depois de Dublin. Encontra-se na costa sul da Irlanda e está ligada ao mar pelo porto de Cork e por um canal estreito denominado Passage West.

 

A cortiça e a linha costeira adjacente têm uma forte tradição marítima e comercial. Com efeito, a cidade original é uma ilha cercada por dois braços do rio Lee. Durante o século VII, São Finbarr (Fin Barre) estabeleceu um mosteiro em uma pequena área pantanosa, onde hoje fica a catedral de mesmo nome.

 

Ao longo dos séculos seguintes, a cidade sobreviveu e floresceu, apesar dos ataques Viking e da ocupação posterior pelas forças inglesas. Hoje, muitas das atrações turísticas de Cork relembram sua longa história, e você descobrirá que é uma cidade vibrante e animada, com muitas coisas para fazer.



1. English Market 

Localizado no coração da cidade de Cork e com uma fonte atraente em seu centro, este peculiar mercado de alimentos coberto está em atividade desde 1788. Sob a posse do Cork City Council, é um dos mercados municipais mais antigos do mundo. Pães artesanais, frutas e frutos do mar recém pescados são apenas algumas das especialidades em oferta.

 

Nos últimos anos, o mercado ganhou fama mundial quando a Rainha Elizabeth II da Grã-Bretanha apareceu em sua primeira visita de estado à República da Irlanda em 2011. Além de uma ampla variedade de produtos, os visitantes podem tomar um café aqui ou provar o local tarifa no Farmgate Restaurant, ou em qualquer uma das muitas barracas que vendem refeições e lanches preparados na hora (lugares limitados disponíveis).

 

Endereço: Princes Street, Cork (perto da St. Patrick's Street e Grand Parade)

2. Rua de São Patrício

Inicialmente concebida no início do século XVIII por comerciantes ricos, presumivelmente ansiosos para tirar o dinheiro de seus concidadãos, a St. Patrick's Street permaneceu como o principal centro de compras de Cork desde então. A poucos minutos de caminhada do The English Market e conhecida localmente como "Pana", esta rua ampla e curva possui muitas lojas elegantes e é considerada um dos melhores lugares para fazer compras na Irlanda. Uma das mais populares é a sofisticada loja de departamentos Brown Thomas.

 

Comprar, claro, é uma coisa. Mas os cidadãos de Cork são um grupo sociável e, especialmente quando o tempo está bom, os visitantes verão grupos de amigos e familiares simplesmente conversando e passando tempo juntos.

Vários estilos arquitetônicos refletem mudanças nos últimos duzentos anos ou mais. Datada de 1786 e reconstruída em várias ocasiões desde então, a Ponte de São Patrício confina com a via pública.

3. Catedral de St. Fin Barre

Uma caminhada agradável de 11 minutos da St. Patrick's Street leva você à Catedral Anglicana de St. Fin Barre (Ardeaglais Naomh Fionnbarra). Em 1862, os planos do arquiteto William Burges foram escolhidos entre dezenas de entradas para uma catedral com um orçamento de £ 15.000. Quando foi totalmente construído, o custo total ultrapassou £ 100.000 - mas os resultados valeram a pena.

 

A estrutura foi construída em pedra calcária cortiça, as paredes interiores são em mármore cortiça e detalhados mosaicos a decorar o coro. O exterior é adornado com ícones entalhados intrincados, e as janelas com vitrais iluminam-se acima do interior.

 

Existem poucos vestígios das catedrais anteriores do local, embora nove cabeças esculpidas e o Dean's Gate ainda sobrevivam da construção medieval. Esta ainda é uma congregação ativa, mas a igreja está aberta para visitantes admirarem (uma taxa de admissão é cobrada).

 

Endereço: Bishop Street, Cork

4. Fitzgerald Park e Cork Public Museum

Batizado em homenagem a Edward Fitzgerald, o Lord Mayor da cidade que organizou a Exposição Internacional de Cork em 1902, o Fitzgerald Park é um oásis de tranquilidade nos arredores da cidade de Cork. Ainda apresenta o pavilhão original e a fonte ornamental da época.

 

Nos jardins daqui, os visitantes encontrarão um café, esculturas, uma pista de skate e um lago com nenúfares. A pitoresca Ponte Daly, construída em 1926 e conhecida localmente como a "Ponte Shaky", conecta-se à Sundays Well Road.

 

O parque também abriga o Museu Público da Cortiça, localizado na antiga "Casa dos Arbustos". Os destaques desta atração interessante incluem coleções de prata e cerâmica, bem como exposições relacionadas com a história da cortiça.

 

Endereço: Mardyke Walk, Cork

5. Shandon Bells, Igreja de St. Anne

Do outro lado do rio Lee, no lado norte da cidade, a Igreja de St. Anne (1722) é conhecida pela famosa torre Shandon Bells. A igreja ainda usa seus sinos originais do século XVIII, que se tornaram um dos pontos turísticos imperdíveis da cidade.

 

A Torre de Santa Ana é um marco distinto no horizonte da cidade, com sua fachada de arenito vermelho (norte e leste) e pedra calcária de silhar branco (sul e oeste). Os visitantes têm a oportunidade de tocar os sinos no primeiro andar, ver o funcionamento interno dos relógios, ver os sinos em primeira mão e desfrutar de vistas espetaculares de 360 ​​graus da cidade de Cork e além da varanda; embora seja uma subida de 132 degraus, vale bem a pena o esforço.

 

Na vizinha O'Connell Square, o Cork Butter Museum segue a longa história da fabricação de manteiga irlandesa. Instalado no antigo Mercado da Manteiga de Cortiça, os destaques incluem uma extensa coleção de embalagens de manteiga vintage.

 

Endereço: Church Street, Shandon, Cork

 

Gostou desse conteúdo? Conheça também os melhores lugares para você visitar na Europa durante o inverno