A maioria das pessoas pode pensar nas férias em clima quente como a única maneira lógica de aproveitar o tempo livre, mas também há algo a ser dito sobre como abraçar o tempo gelado. O inverno traz a magia do Natal, a adrenalina do esqui descendo montanhas poderosas e o romance dos passeios de trenó sob o céu estrelado e frio.

 

Embora nem todas as cidades europeias sejam adequadas para o inverno, algumas simplesmente florescem à medida que as temperaturas despencam. Dê uma olhada em nossa lista dos melhores lugares para se visitar na Europa no inverno e o que os torna tão especiais.

1. Zermatt, Suíça

Durante a maior parte do ano, Zermatt é uma aldeia sonolenta. No entanto, quando chega o inverno, esquiadores de todos os níveis descem sobre ele para percorrer os mais de 200 quilômetros de pistas. Zermatt é um paraíso para esquiadores experientes, com oportunidades fora de pista e as melhores estações situadas em altitudes de quase 4.000 metros.

 

Os não esquiadores também encontrarão muitas coisas para fazer em Zermatt. Para aqueles que querem experimentar raquetes de neve e caminhadas de inverno, Zermatt oferece muito sol durante os meses mais frios, perfeito para uma caminhada no deserto. Há também tobogãs e trenós, além de trilhas guiadas para quem deseja descobrir áreas pouco conhecidas.

 

Uma ótima trilha fácil de experimentar é a caminhada de 2,2 quilômetros de Blauherd a Fluhalp, onde você pode avistar camurças pastando nas encostas e o Matterhorn à distância.

2. Bregenzerwald, Áustria

A Floresta Bregenz é o Zermatt da caminhada na neve e do esqui cross-country. Com muitos quilômetros de trilhas disponíveis, as chances são boas de você aproveitar muito este país das maravilhas do inverno por conta própria.

 

O ar puro e o céu limpo significam que este é o destino perfeito para observar as estrelas e caminhadas noturnas. Na verdade, a área é conhecida por suas viagens com raquetes de neve pela floresta nas noites de lua cheia, bem como por sua "trilha de carinho" de Damüls. Este é um caminho romântico de cinco quilômetros melhor apreciado sob as estrelas.

 

Comece no pub Zum Glöckle, passando por cabanas de madeira de contos de fadas e em direção à cabana Alpe Unterdamüls. Embora a cabana esteja fechada no inverno, a pousada e restaurante rural nas proximidades é um ótimo lugar para uma xícara de chocolate quente quando você chega ao seu destino. É uma caminhada fácil na neve pulverulenta iluminada pelo infinito céu estrelado.

 

As cidades de Au e Bezau estão na Floresta Bregenz e oferecem fácil acesso a pistas de esqui, trenó e passeios de trenó, bem como caminhadas de inverno. Também há muitas coisas para fazer em ambientes fechados quando você precisa de uma folga do frio, incluindo museus, galerias e prédios de artesãos que exibem o artesanato local.

3. Val Thorens, França

Situada a uma altitude de mais de 2.000 metros com 140 quilômetros de pistas, Val Thorens é a estação de esqui mais alta e famosa da Europa. O resort é cercado por picos dramáticos e um manto de neve até onde a vista alcança - ótimo para entusiastas de esportes, mas também verdadeiramente espetacular de se ver.

 

Para quem quer beleza sem adrenalina, Val Thorens também tem muito a oferecer fora das pistas. De caminhadas na neve e caminhadas de inverno a atividades mais incomuns, como mountain bike na neve ou deslizar montanha abaixo na pista de tobogã mais longa da França. Você pode tentar um curso de direção no gelo ou voar montanha abaixo na tirolesa mais alta da Europa a velocidades de arrepiar os cabelos de mais de 100 quilômetros por hora. Ou teste sua verdadeira coragem com uma experiência de mergulho no gelo.

4. Reykjavik, Islândia

A Islândia está no seu melhor no inverno, quando a paisagem de aparência alienígena é coberta por gelo azul até onde a vista alcança. A terra das geleiras eternas, a Islândia oferece o tipo de aventura que você não encontrará em nenhum outro lugar da Europa.

Todo mês de fevereiro, Reykjavik realiza o Winter Lights Festival, que mostra instalações de luz e muitas atividades ao ar livre para celebrar o último mês de inverno e os próximos dias mais leves.

 

Se você está procurando se aquecer, a Islândia também é famosa por suas muitas piscinas geotérmicas, onde você pode mergulhar em água quente sob o céu gelado da meia-noite.

Reykjavik também é o ponto de partida perfeito para aventuras em todo o país. A partir daqui, você pode pegar um trem ou um vôo curto para outros cantos da Islândia, onde você pode fazer de tudo, desde caminhadas na geleira no Parque Nacional Vatnajökull até testemunhar o Grande Geyser de 10.000 anos em ação.

5. Abisko, Suécia

Abisko é frequentemente considerado o melhor lugar para ver a aurora boreal com um orçamento limitado. Isso ocorre porque a vila tem um microclima especial que torna muito mais provável a captura das luzes dançantes no céu do que em outros destinos escandinavos. Isso significa que estadias mais curtas são necessárias, o que é mais fácil no orçamento.

 

Abisko também é o destino perfeito para os fãs obstinados de inverno que desejam experimentar o esqui cross-country, o trenó, o snowmobile e as caminhadas de inverno sob a interminável noite polar.

 

O primeiro hotel de gelo do mundo também está localizado nas proximidades - você pode passar uma noite aqui em "aconchegantes" temperaturas de -5 graus Celsius ou simplesmente fazer uma visita guiada para aprender sobre sua construção e história.