Céad míle fáilte! Esta frase em gaélico significa cem mil boas-vindas e é exatamente o que você sentirá ao escolher um intercâmbio em Dublin, Irlanda. Dublin recebe muitos estudantes internacionais, então os irlandeses locais estão acostumados a interagir com pessoas de origens diversas. É também uma cidade onde você pode estudar praticamente tudo o que quiser, então a preocupação de não cumprir os requisitos da escola vai por água abaixo. É claro que muitas perguntas surgem ao escolher um programa de intercâmbio no exterior, mas todas as respostas surgem com apenas um pouquinho de pesquisa! Aqui estão algumas coisas que você deveria saber antes de fazer um intercâmbio em Dublin.

1. É seguro estudar em Dublin?

Embora Dublin seja uma grande cidade urbana, sua posição na escala do crime é relativamente baixa. Dublin é rica em turismo, o que aumenta as chances de furtos em áreas populares. A melhor dica é apenas estar atento aos arredores, como você faria em qualquer grande cidade de seu país. É sempre uma boa ideia não sair sozinho à noite e manter uma boa vigilância sobre seus itens pessoais. Se você passar por algo que possa representar uma ameaça real, saiba como entrar em contato com a polícia e também saiba onde localizar a Embaixada do Brasil na Irlanda. Para crises grandes e pequenas, uma embaixada costuma ser o melhor recurso para os viajantes e intercambistas. 

2. Devo estudar no exterior em uma universidade de Dublin ou por meio de um provedor?

Tudo isso depende do que você deseja ganhar ao estudar em Dublin. Reserve um tempo para fazer sua pesquisa e ler sobre inscrição direta versus programas de intercâmbio na Irlanda. Inscrever-se diretamente em uma universidade permite que você escolha exatamente os tipos de aulas que deseja assistir e também o coloca diretamente em aulas com alunos locais. Um programa de intercâmbio pode fornecer mais suporte no local, o que permite que você tenha ajuda para essas questões difíceis sempre que precisar. Sabe exatamente que tipo de experiência você quer ? Então, matricular-se diretamente em uma universidade local pode ser para você! Se você não se sente tão ousado, mas mesmo assim está curioso, aproveitar o apoio que você recebe de um programa também é uma opção gratificante para sua aventura de estudar em Dublin.

3. Quais são as melhores universidades para estudar no exterior em Dublin?

  • Trinity College Dublin. Fundada em 1592, a Trinity College Dublin é a universidade mais antiga e bem conceituada de toda a Irlanda. Histórico e bem-sucedido? É uma situação em que todos ganham! Residindo no coração de Dublin, esta escola oferece tranquilidade com um campus caseiro, mas com acesso a toda a agitada vida noturna de pubs que seu coração deseja. Existem mais de 100 ofertas de cursos e muitos programas de estudo no exterior.

  • University College Dublin. A UCD é a maior universidade da Irlanda e também possui o maior número de estudantes internacionais. Esse poderia ser você se escolher um programa de estudos da University College Dublin! Você experimentará a vida em um campus vibrante com dezenas de clubes, aulas em quase todas as matérias e estará a apenas cinco quilômetros do centro da cidade. UCD abraça o envolvimento da comunidade entre os alunos e toda a Irlanda. 

  • Dublin City University. DCU está em rápido crescimento e é um local popular para intercâmbios em Dublin. Com um grande programa de expansão ao longo de 2015 e 2016, DCU agora incorpora uma série de novas faculdades em seu portfólio acadêmico. Isso não é bom apenas para eles, mas para você! Existem agora mais de 70 programas ministrados oferecidos a alunos em todo o mundo.

4. Quando a maioria dos alunos estuda em Dublin?

Uma coisa incrível sobre os intercâmbios de Dublin é que eles são oferecidos durante todo o ano! Embora muitos alunos gostem de aproveitar os programas de verão curtos e agradáveis, há uma grande quantidade de programas semestrais e anuais para preencher seu prato também.

 

Programas semestrais e anuais vão custar mais caro, é claro, mas se você se imaginou viajando pelo interior da Irlanda, bebendo inúmeros litros de Guinness e até mesmo dedicando um tempo para aprender um pouco de gaélico com os habitantes locais, você vai querer investir em um período de estudo mais longo em Dublin. Outra vantagem sobre os programas semestrais e anuais para estudar no exterior é a quantidade de aulas que você pode assistir. A cada semestre, você tem direito a 4 a 6 cursos. Você não apenas será um verdadeiro estudante imerso na cultura irlandesa, mas também cumprirá todos os seus requisitos quando voltar para casa. 

5. Onde posso encontrar programas de intercâmbio em Dublin? 

É normal se deitar à noite e se perguntar onde você encontrará o intercâmbio perfeito em Dublin. As decisões na vida são difíceis, especialmente quando você não tem muitas opções. Deixe que seus olhos se fechem e durma profundamente, sabendo que a Irlanda como um todo tem uma abundância de opções para você. Para isso, é bom consultar o e-dublin, o principal canal de notícias e dicas de intercâmbio para a Irlanda. 


E para ter a melhor experiência possível por aqui, se integre à comunidade brasileira na Irlanda baixando o aplicativo do Via Brasil: um verdadeiro guia para brasileiros na Irlanda.