Desde a busca de funções pelas quais você tem interesse até a criação de sua própria agenda, ser um empreendedor oferece inúmeras liberdades. Essas mesmas liberdades, no entanto, também podem criar muitos desafios, te tornando um profissional ocupado. Então, quais são as melhores dicas para organizar o seu dia caótico?

 

Quando você trabalha em um emprego tradicional, é simples entrar no “modo de trabalho” e fazer suas tarefas todos os dias, mas trabalhar por si mesmo exige um pouco de disciplina. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se manter organizado e produtivo!

Defina metas

Se você sabe o que precisa fazer todos os dias, é muito mais provável que o faça. Listas de tarefas são quase que uma obrigação para o trabalhador autônomo. Você pode fazer uma lista de tarefas diárias, bem como uma lista de tarefas semanais. Isso vai te ajudar bastante a manter tudo em ordem e, principalmente, definir as prioridades. 

Faça exercício físico

É difícil permanecer produtivo se você está sempre se sentindo tenso e estressado. Os exercícios não apenas ajudam a afastar a mente do trabalho por um tempo, mas também mantém o cérebro em ótima forma para ajudá-lo a resolver os problemas importantes que surgem no trabalho. Quando voltar para sua mesa, você se sentirá revigorado e pronto para enfrentar qualquer coisa. Além disso, aumentam a quantidade de endorfina no corpo, que ajuda lidar com momentos mais tristes, como o inverno. 

Mantenha-se ocupado

Mesmo se você não tiver nada para fazer naquele momento, sempre há algo a ser feito. Você pode trabalhar para melhorar sua rotina, novas maneiras de se promover ou aprimorar seu currículo. Como trabalhador autônomo, seu trabalho nunca acaba. A última coisa que você quer fazer é assistir televisão o dia todo. Isso porque esses dias vão te deixar desanimados e você pode acabar entrando num ciclo vicioso de ócio. 

Afaste-se quando necessário

Não estamos dizendo para você trabalhar o tempo todo. Se o seu trabalho começar a se tornar opressor, não hesite em simplesmente se levantar e ir embora. Como você é seu próprio patrão, pode decidir por si mesmo sempre que precisar de uma pausa e se seria melhor dar uma caminhada ou tomar uma xícara de café. Você será muito mais produtivo quando decidir por contra própria voltar às atividades. Saiba reconhecer quando seu corpo e sua mente precisam de um descanso. 

Trate como um trabalho comum

Tratar seu trabalho como um emprego significa que você deve manter uma programação rígida e cumpri-la. Isso pode parecer mais rígido do que você gostaria, mas fazer isso pode ajudá-lo a se tornar muito mais produtivo a longo prazo. Se você não tem uma rotina, a probabilidade de deixar coisas ficarem para trás é muito grande. Ou seja, tenha compromisso. 

Priorize atividades 

Existem tantas coisas que você poderia fazer todos os dias, por isso é importante priorizar. Você deve se concentrar primeiro nas atividades que geram mais receita para você e, em seguida, mudar sua atenção para as atividades que geram menos. Você deve evitar atividades que não contribuam em nada para seus resultados financeiros.

Mantenha um registro diário

Ao manter um registro diário, você será capaz de rastrear onde está gastando a maior parte do seu tempo, para que saiba em quais áreas precisa melhorar. A maioria dos trabalhadores autônomos superestima a quantidade de tempo que realmente gasta em atividades produtivas, então isso o ajudará a ver se os resultados correspondem às suas aspirações.

Limite o uso do celular

Verificar seu celular a cada 10 minutos pode ser devastador para sua produtividade. Isso pode distraí-lo das tarefas que deveria estar realizando e colocá-lo em um modo de resposta automático. É uma boa ideia reservar 2 ou 3 vezes por dia para verificar todas as mensagens de uma vez e lidar com isso em momento apropriados. 

Simplifique 

Como adultos, temos muitas coisas acontecendo. Entre obrigações de trabalho, eventos sociais e compromissos imperdíveis, pequenas tarefas podem ser facilmente esquecidas.

Com tanta coisa acontecendo, não tenha vergonha em aproveitar os hacks da vida. Na verdade, implementar algumas dicas simples para organizar o caos pode ser benéfico, tanto em como você trabalha, quanto em como se sente.

Se planeje

Planejar com antecedência pode parecer diferente para pessoas diferentes, mas tomar medidas para planejar o futuro pode ajudá-lo a unir suas listas de tarefas atuais e suas metas de longo prazo. Você pode ser uma pessoa visual que precisa ver sua organização em primeira mão. Nesse caso, você pode considerar uma solução DIY, como um calendário artesanal barato  ou uma lista de tarefas.

Faça parte da sua comunidade de trabalho 

E isso nos leva ao nosso ponto final. Comunicar-se com outras pessoas, especificamente com outros profissionais da sua área, é uma forma orgânica de absorver informações, ideias e criatividade de outras pessoas. Mesmo se você for um trabalhador autônomo, um fluxo constante de informações e interação é saudável. 

 

Gerenciar uma carga de trabalho não é fácil, especialmente quando você é autônomo. Não importa o quanto você esteja por dentro, é bom seguir algumas dicas simples para organizar suas tarefas. Lembre-se de que há várias maneiras de se organizar, criar um plano e se ajudar. 

 

Quer fazer parte de comunidade incrível de brasileiros com os melhores fornecedores? Baixe o app do Via Brasil!