Em um cenário de negócios altamente competitivo, o marketing de pequenas empresas pode ser uma verdadeira batalha para os empreendedores, principalmente nos estágios iniciais. Diante da tarefa de divulgar a informação com um orçamento limitado, pode ser complicado saber quais são as técnicas de melhor valor para aumentar seu banco de dados, aumentar sua exposição e impulsionar suas receitas. 

 

Por isso, confira esse passo a passo de como criar uma estratégia de marketing para pequenas empresas.

Quanto você deve investir em marketing?

Com base em alguns estudos, as empresas mais bem-sucedidas investem 5 a 7 por cento de seu faturamento em marketing. Sem um plano de marketing, os empreendedores tendem a se concentrar em canais ou táticas reativas, ao invés de marketing integrado alinhado à estratégia, medido por métricas para melhoria contínua para permitir que você entregue um retorno sobre o investimento relevante. 

Experiência no site 

Certifique-se de que seu site seja fácil de usar e navegar (use o Google Analytics para rastrear a atividade e melhorar a experiência do usuário). Garanta que o site seja compatível com dispositivos móveis, já que mais pessoas usam seus dispositivos móveis para navegar na Internet do que em computadores, e o algoritmo do Google favorece sites otimizados para isso. 

 

Verifique a velocidade de carregamento da página, pois este é outro fator importante. Além disso, seu site deve ter um link para as redes sociais que você escolheu e você deve se registrar e configurar o Google Meu Negócio. 

Otimização para mecanismos de busca (SEO)

Você quer melhorar sua classificação no Google? Você precisará de uma estratégia de SEO. Quatro fatores são importantes: 

  • primeiro, técnico (verifique se o site não tem problemas de codificação, configuração de metadados incluindo tags alt e cabeçalhos H1, mapa do site e você segue as melhores práticas); 

  • em segundo lugar, links (oficiais e relevantes, remover links tóxicos, verificar a consistência entre as listagens de diretórios e adicionar links de páginas internas), 

  • em terceiro lugar, conteúdo (contextual, atualizado / atualizado, cada página deve se concentrar em uma frase de palavra-chave diferente [evite ter muitas palavras-chave em cada página]); 

  • em quarto lugar, gestão social e de avaliação (medido pelo envolvimento dos usuários em suas plataformas de redes sociais e canais como Reclame aqui (Brasil), Yelp (exterior) e Google Reviews (relevante no mundo todo).

Marketing de conteúdo

Blogs, vídeos, infográficos, comunicados à imprensa e colunas de especialistas em sites de terceiros são uma forma cada vez mais popular de demonstrar autenticidade e credibilidade no setor (prova social).

 

Uma dica útil é criar um Calendário de Conteúdo. A vantagem dessa abordagem é que - feito da maneira certa - você pode interagir com seus clientes de uma forma significativa, em vez de apenas vender para eles. Você deve criar conteúdo regular (lembre-se de reutilizar o que você cria ou atualizá-lo trimestralmente/anualmente) na página do blog do seu site e direcionar o tráfego para o seu domínio por meio de redes sociais e links externos de outros sites. Um objetivo importante e frequentemente esquecido é capturar endereços de e-mail para fomento de leads.

Redes sociais 

Os usuários de redes sociais acreditam que devem ser capazes de chegar às marcas e obter uma resposta rápida. A rede social agora atende a uma função de atendimento ao cliente, além de fornecer uma plataforma para crescer e entender o seu público (experimente ouvir as mídias sociais). Se você conseguir manter seus clientes satisfeitos, fornecendo-lhes conteúdo de qualidade e reservando um tempo para responder às suas postagens, a confiança deles em você como empresa fará com que eles o recomendem a outras pessoas. Guias e cursos gratuitos estão disponíveis em todas as principais plataformas sociais: Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Pinterest e Instagram. E você deve marcar presença nessas plataformas. 

Email marketing

Antes marcado como antiquado, o e-mail já voltou e em grande estilo. Uma pesquisa da McKinsey descobriu que o e-mail é surpreendentemente 40 vezes mais eficaz para a aquisição de clientes do que as redes sociais, consequentemente, ele tenha o maior ROI geral em comparação com outros canais. Várias ferramentas e serviços de marketing por e-mail agora estão disponíveis.

 

MailChimp é uma excelente escolha para start-ups. Como em qualquer outra abordagem de marketing, a chave para o sucesso é criar comunicações personalizadas com base no interesse do destinatário; uma dica seria usar cliques em e-mails com base nas principais áreas de interesse para segmentar o banco de dados para uma abordagem mais profunda.

 

Por fim, invista sempre em networking estando em contato com outros negócios e profissionais da sua área. Nenhuma estratégia de marketing pode substituir um bom relacionamento. 

 

Pensando nisso, que tal ter seu negócio indicado pelo Via Brasil? É totalmente gratuito, basta entrar em contato conosco para fazer parte!