Com uma cena de restaurantes extraordinários, cantos em suas ruas que transbordam de atrações e bares célebres que vibram com sons incríveis, não é difícil encontrar entretenimento na capital irlandesa, em praticamente qualquer época do ano. 

 

Mas, se você quiser tornar sua experiência em Dublin ainda mais especial, definitivamente vale a pena tentar comparecer nos festivais de comida, bebida ou artes da cidade. Todos, desde obcecados pela Guinness até aficionados da música irlandesa, encontrarão algo para se adequar neste guia rápido dos melhores acontecimentos anuais em Dublin.

 

Aberta para brasileiros vacinados! Voos para a Irlanda a partir de R$ 2.196 com bagagem despachada!

1. Festival Internacional de Cinema de Dublin

Esse festival acontece em praticamente todos os cinemas de Dublin e ocorre de fevereiro a março. 

 

Os cinéfilos podem escapar do frio no festival anual de cinema internacional da cidade. Os melhores cineastas e roteiristas de Dublin enviam seus próprios trabalhos para este evento, e há um programa maravilhoso de workshops e encontros para escritores. Os ingressos são conhecidos por se esgotarem rapidamente, por isso, se antecipe. 

2. Festival de São Patrício

O festival mais famoso de Dublin ocorre na Parnell Square e em outros diversos locais em Dublin, sempre em março, no Dia de São Patrício. 

 

O que seria da sua vida em Dublin em março sem a celebração do Dia de São Patrício? Desde que você não se importe em bater ombros na multidão, não há mar de verde mais animado do que o St. Patrick em toda a cidade. Consiga um lugar na Parnell Square para assistir ao desfile de duas horas, começando ao meio-dia, e espere ver rostos de todas as idades dançando irlandeses em carros alegóricos e na rua.

3. Alltech Craft Brews and Food Fair

Esse festival gastronômico acontece no Centro de convenções de Dublin, em março. 

 

Este evento de cerveja e finger food atrai milhares de gourmets e aficionados por cerveja artesanal a cada ano para um fim de semana memorável apresentando as melhores cervejas, comida e música ao vivo da Irlanda. Existem mais de 400 cervejas artesanais, sidras e destilados disponíveis.

4. Festival Internacional de Literatura de Dublin

Talentos literários locais e internacionais largaram suas canetas para discutir todas as coisas escritas neste festival de uma semana em maio. Uma lista impressionante de escritores renomados facilita workshops, masterclasses e debates, além de passeios literários a pé e eventos de teatro de rua em abundância. Não existe locais ou datas definidas. 

5. Mini Maratona Feminina VHi

Ocorre sempre em junho no Sandyford Office Park.

 

Veja a cidade de uma maneira diferente, participando de uma das maiores mini maratonas anuais do mundo. Apesar do nome do evento, você não precisa ser mulher para correr ou caminhar no percurso beneficente de dez quilômetros. Quando você chegar à linha de chegada, trate sua barriga faminta com cordeiro assado ou tortellini de butternut no Hugo's Restaurant, um dos mais famosos. 

6. Festival de Corpo e Alma

Esse festival não acontece em Dublin, mas sim em Ballinlough Castle, Westmeath, sempre em Junho. Existem diversos ônibus disponíveis saindo de Dublin para aproveitar o evento. 

 

Situado nos extensos terrenos do magnífico Ballinlough Castle, este fascinante fim de semana de música ao vivo, workshops espirituais e sessões de spa na floresta irá cativar com sua filosofia apenas de boas vibrações. Se você já se imaginou dançando em uma balada seguida por um relaxante banho em uma banheira de hidromassagem a lenha enquanto o cheiro de vegetais grelhados soprava, neste festival você pode vivenciar isso e muito mais. 

7. O Festival da Curiosidade

Esse festival é um dos mais diferentes e não tem local definido, acontecendo sempre em Julho. 

 

Como um museu de ciências que abrange toda a cidade, este festival único atrai 50.000 visitantes a cada ano para suas exposições e eventos com temas de tecnologia envolventes. Desfrute de instalações, arte performática e teatro durante o dia, e passeios secretos e passeios noturnos de bicicleta guiados à noite.

8. Dublin City Pub Crawl

Esse tem local exato marcado, Porterhouse Central, 45 Nassau Street e acontece sempre em Dezembro.

 

Não há melhor maneira de se manter aquecido do que com meio litro de Guinness - ou vários. Nesta excursão de pubs que amplia o conhecimento, realizada todos os fins de semana em dezembro, você aprenderá detalhes sobre a história da cidade de onde tudo começou - dentro das paredes de pedra de alguns dos pubs mais antigos de Dublin, frequentados por James Joyce e Oscar Wilde. A turnê barulhenta de bebidas com certeza colocará qualquer pessoa que não curte muito essa época no espírito natalino.

9. Carols by Candlelight

Acontece no National Concert Hall, sempre em dezembro.

 

O belo National Concert Hall de Dublin fica ainda mais espetacular com alegres canções de Natal na noite anterior à véspera de Natal. Apresentando o Coro e a Orquestra do Festival de Mozart, cantores e músicos estão vestidos com trajes de época elaborados que remontam à Dublin do século XVIII. O show noturno se esgota rapidamente, então não deixe de comprar seu ingresso antecipadamente. 

 

E aí, gostou dessas dicas? Não se esqueça então de baixar o aplicativo da Via Brasil para nunca perder nenhum evento em Dublin e região.