Profundamente inserida na própria estrutura da sociedade irlandesa, a Guinness é mais do que apenas uma bebida alcoólica; é um ícone nacional cheio de história e patrimônio.

Produzida pela primeira vez em St. James's Gate, em Dublin, em meados do século 18, a Guinness representa a nação irlandesa. É amado para sempre e compartilhado entre amigos (com responsabilidade, é claro). Pessoas de todo o mundo vêm à Irlanda apenas para saborear seu doce néctar feito em casa.

Sempre presente e fluindo livremente em todos os bares e pubs da Ilha Esmeralda (além de ser produzida em quase 50 países ao redor do mundo), é seguro dizer que a Guinness é uma das marcas de maior sucesso da história. Vamos agora dar uma olhada mais de perto na famosa cerveja preta da Irlanda. 

Como tudo começou

Essa história começa com o homem em questão: Arthur Guinness. Ele era filho de dois fazendeiros arrendatários católicos, um de Kildare e o outro de Dublin.

Quando Guinness completou 27 anos no ano de 1752, seu padrinho Arthur Price (o arcebispo de Cashel da Igreja da Irlanda) faleceu. Em seu testamento, ele deixou 100 libras irlandesas para a Guinness - uma grande herança na época.

Claro, Guinness investiu sua fortuna e logo começou a trabalhar em uma cervejaria em Leixlip em 1755. Apenas alguns anos depois, porém, ele voltaria sua atenção para a cidade de Dublin.

Cervejaria St. James's Gate

Em 1759, Arthur Guinness assinou um contrato de arrendamento de 9.000 anos (a £ 45 de aluguel por ano) para a cervejaria St. James's Gate em Dublin. Seu plano era se tornar um exportador de cerveja de primeira linha.

Arthur Guinness começou a preparar cervejas em sua fábrica nos arredores do centro de Dublin. Embora o local fosse realmente uma cervejaria, consistia em apenas quatro acres de terra e pouco equipamento. No entanto, após apenas uma década de desenvolvimento, Arthur Guinness, conforme planejado, estava exportando sua produção para a Inglaterra.

O nascimento da Guinness

Durante a década de 1770, Arthur Guinness começou a fabricar cerveja "porter", um tipo de cerveja recém-descoberto que só havia sido inventado na Grã-Bretanha cerca de 50 anos antes.

A principal diferenciação entre ale e porter é o fato de que o porter é feito com cevada torrada. Essa diferença fundamental dá ao porter um aroma rico e uma coloração rubi escura.

Conforme o produto desenvolvido, ele deveria ser classificado como "single stout / porter", "double / extra stout" ou "Foreign Stout". Originalmente, o termo “robusto” referia-se à sua força. No entanto, com o tempo, esse termo mudou para se tornar uma referência à cor e ao corpo da bebida.

Boatos são de que Arthur Guinness, ao visitar o famoso lago Guinness, quis desenvolver uma cerveja que fosse igual ao lago, que realmente lembra uma pint. No entanto, a história mais comum é que o lago levou o nome da cerveja. Mas que é uma baita coincidência, isso é.

O século 20

Na virada do século 20, a Guinness havia se estabelecido firmemente como o principal fornecedor de cerveja preta forte em todo o mundo. Em 1901 foi concebido um laboratório científico para possibilitar ainda mais pesquisas e crescimento do produto. 1929 foi o lançamento da publicidade no Guinness e, em 1936, a primeira cervejaria Guinness a existir fora de Dublin foi inaugurada no Park Royal em Londres.

Em 1959, o draft Guinness veio à tona - um mega-momento que remodelaria a cultura pub nos anos seguintes. Foi com esse desenvolvimento que o estilo do Guinness, seu pour e sua apresentação (com sua cabeça cremosa) seriam fundados. No final do século 20, a Guinness era um sucesso mundial. Estava sendo fabricado em 49 países e vendido em mais de 150!

Atualmente!

Hoje, a Guinness continua sendo um ícone da nação. É celebrado em países ao redor do mundo e é visto como um símbolo de unidade e orgulho na Ilha Esmeralda.

O Guinness Storehouse foi lançado em 2009 - outro marco na história do Guinness. Esta experiência interativa recebe visitantes de todo o mundo anualmente. Ele compartilha a história e a herança da amada bebida irlandesa no terreno da St. James's Gate Brewery, onde a Guinness é produzida até hoje.

De forma impressionante, dizem que 10 milhões de copos de Guinness são degustados todos os dias em todo o mundo. Mal dá para acreditar, não é mesmo?